JFM Contabilidade

ENTENDA O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

A JFM Contabilidade vai esclarecer sobre o Planejamento Sucessório, que garante o futuro da sua empresa e do seu patrimônio. Para iniciarmos o assunto, vamos entender do que se trata o termo dentro do contexto da contabilidade. Acompanhe com a gente!

O Planejamento Sucessório é um conjunto de estratégias e ações adotadas para garantir uma transição tranquila e eficiente do patrimônio, seja ele empresarial ou pessoal, para as próximas gerações. É uma prática fundamental para evitar conflitos familiares, minimizar impactos tributários e preservar o legado construído ao longo dos anos. Neste conteúdo, vamos responder algumas dúvidas comuns sobre o assunto.

O Planejamento Sucessório é uma prática fundamental para evitar conflitos familiares, minimizar impactos tributários e preservar o legado construído ao longo dos anos

Por que o Planejamento Sucessório é importante?

Ele permite que você tenha controle sobre a destinação de seus bens, escolhendo quem serão os sucessores e como será feita a transição.

+ Aproveite e leia: A Inteligência Artificial na Contabilidade

Quando começar?

Deve ser iniciado o mais cedo possível, independentemente da idade ou do estágio do negócio. Não é necessário esperar até estar próximo da aposentadoria ou até surgirem conflitos familiares. Quanto mais antecipado para o planejamento, mais opções e estratégias estarão disponíveis, tornando o processo mais eficiente e seguro.

Alguns elementos-chave do Planejamento Sucessório:

  • Identificação de sucessores e herdeiros adequados;
  • Definição de diretrizes claras para a sucessão da empresa;
  • Proteção patrimonial e planejamento tributário;
  • Elaboração de testamentos, pactos antenupciais ou contratos de sociedade;
  • Estabelecimento de instrumentos como holding familiar, fundos de investimento ou truts (contrato de fidúcia);
  • Avaliação e proteção de ativos financeiros e imobiliários.

Percebeu como o Planejamento Sucessório é uma etapa fundamental para qualquer empresa? Então considere o cenário atual do seu negócio, revisando a estrutura societária, identificando os sócios e acionistas existentes, suas participações e os respectivos direitos e responsabilidade. Isso ajudará a determinar como a sucessão será conduzida. A JFM Contabilidade pode auxiliá-lo nas etapas que condizem com os assuntos contábeis. 

Gostou de saber sobre esse assunto? Continue nos acompanhando.

Instagram
Facebook
LinkedIn

ENTENDA O PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO