JFM Contabilidade

ENTENDA O QUE É PRÓ-LABORE

Nesse conteúdo do Momento Técnico da JFM Contabilidade, vamos explorar o conceito do pró-labore. Vamos explicar o significado, a importância e no papel desse termo dentro da contabilidade empresarial. Acompanhe com a gente e saiba sobre esse assunto, importante no cotidiano das empresas!

A definição de um pró-labore equilibrado é resultado de um planejamento financeiro criterioso
A definição de um pró-labore equilibrado é resultado de um planejamento financeiro criterioso

O que é Pró-Labore?

O termo “pró-labore”, derivado do latim e que significa “pelo trabalho”, representa a remuneração atribuída aos sócios, diretores ou administradores de uma empresa pelo trabalho realizado na organização. Enquanto os lucros são divididos de acordo com a participação de cada sócio no capital social, o pró-labore é uma forma de assumir financeiramente o esforço e a dedicação desses membros na gestão e operação cotidiana da empresa.

Segundo o Site Contábil: “Apesar de ser uma remuneração o pró-labore, ele não se confunde com salário, sendo o pró-labore uma remuneração devida ao sócio ou administrador, onde não é devido os mesmos benefícios de um empregado, exemplos de benefícios que não são devidos para os sócios: férias, décimo terceiro, FGTS.”   

O Papel do Pró-Trabalho na Contabilidade Empresarial

O pró-labore desempenha um papel crucial na contabilidade empresarial e na gestão financeira. Vamos explorar seus aspectos mais relevantes:

Registro Contábil: É registrado como uma despesa operacional nas finanças da empresa. Esse registro é fundamental para manter a transparência financeira e compreender o impacto da administração dos sócios nas finanças da empresa.

Planejamento Financeiro: A definição de um pró-trabalho justo e equilibrado é parte integrante do planejamento financeiro da empresa. Um “pelo trabalho” muito alto pode sobrecarregar as finanças, enquanto um valor muito baixo pode desvalorizar o trabalho dos gestores. O pró-labore deve ser definido com base em critérios como responsabilidades, carga de trabalho e saúde financeira da empresa.

+ Aproveite e leia: O que você precisa saber sobre Férias Coletivas

Encargos Sociais e Tributação: O pró-labore está sujeito a encargos sociais. A empresa é responsável por reter esses valores e repassá-los aos órgãos competentes, cumprindo suas obrigações legais.

Equidade entre Sócios: Uma definição justa dessa remuneração assegura que todos os envolvidos sejam recompensados ​​de acordo com sua contribuição para o sucesso da empresa.

A definição de um pró-labore equilibrado é resultado de um planejamento financeiro criterioso. A JFM Contabilidade auxilia os seus cliente nesse planejamento, levando toda a sua responsabilidade e confiabilidade para dentro das empresas.

Saiba sobre a JFM Contabilidade. Clique aqui!

Contém informações: Site Contábil

Gostou do conteúdo?
Continue nos acompanhando para saber mais sobre as atualizações sobre os assuntos da Contabilidade.

Instagram
Facebook
LinkedIn

ENTENDA O QUE É PRÓ-LABORE